terça-feira, 3 de janeiro de 2017

O que aprendi com Friends



(Já aviso que este post terá alguns SPOILERS. Portanto, caso ainda não tenha terminado de assistir ou tenha intenção de ver algum dia, sugiro que PARE por aqui e volte mais tarde. Caso não se importe com isso, vá em frente.)

Ah, mas é claro que uma hora eu escreveria sobre isso, né?! Já postei antes sobre How I Met Your Mother, e agora é a vez da minha favorita: Friends, considerada um marco nas séries mundiais, especialmente comédias, inspirando várias outras sitcoms posteriormente, incluindo HIMYM.
Assim como fiz em meu post anterior, pretendo falar um pouco sobre a história da série e seus seis personagens principais, indicando o que aprendi com cada um deles em diversas situações ao longo de suas dez temporadas. Prontos?

Friends ambienta-se na cidade de Nova Iorque, especificamente no bairro Greenwich Village, na ilha de Manhattan. A série gira em torno das relações de amor, amizade e de trabalho entre Monica (Courteney Cox), Joey (Matt LeBlanc), Rachel (Jennifer Anniston), Ross (David Schwimmer), Phoebe (Lisa Kudrow) e Chandler (Matthew Perry), seis amigos que costumam frequentar praticamente diariamente a cafeteria Central Perk. O enredo é bem simples, e a graça está justamente nos conflitos e no desenrolar de cada episódio, além dos inúmeros e hilários personagens secundários.


Monica Geller: é uma chef de cozinha e irmã caçula de Ross Geller. Controladora e obsessiva por limpeza, Monica é sempre a anfitriã dos eventos da turma e faz o possível para que todos sempre se sintam acolhidos - uma verdadeira mãe do grupo. Acredito que os maiores ensinamentos que ela nos traz são sobre como enfrentar o passado e como, muitas vezes, o que mais procuramos pode estar bem ao nosso lado o tempo todo, basta nos permitirmos enxergar. Monica um dia foi obesa e lida com vários fantasmas de seu antigo corpo e estilo de vida. Além disso, casa-se com Chandler, mostrando-nos que, independentemente do que procuramos, às vezes só precisamos olhar por perto para encontrarmos o que estamos buscando. As coisas podem ser mais simples do que imaginamos, mas temos essa mania de complicar, senão, em nossa cabeça, não vale a pena, pois não sentimos que fora uma conquista. Entretanto, Monica nos prova o contrário.



Joey Tribbiani: o único homem de uma grande família de 8 irmãos, nasceu e foi criado no bairro Queens. Trabalha como ator, tendo o papel recorrente como dr. Drake Ramoray na novela Days Of Our Lives, até o dia em que seu personagem cai no elevador, matando-o. Joey é um personagem ingênuo e, muitas vezes, até visto como estúpido, porém extremamente leal a seus amigos, especialmente Chandler, com quem divide o apartamento até este se casar. É mulherengo e conquistador, sempre utilizando sua frase de efeito "How You Doin'?". O maior aprendizado que Joey me trouxe é que não há problema algum em mostrarmos nosso lado mais vulnerável. Pelo contrário, isso só nos fará mais humanos. Isso porque o personagem é o mais sensível de todos, e o que melhor percebe quando seus amigos passam por algum problema.




Rachel Green: filha de uma família muito rica, Rachel sempre foi mimada, desajeitada e um tanto quanto passiva. A ponto de se casar com Barry, larga-o no altar e vai viver com Monica, sua amiga de infância e adolescência, em seu apartamento, onde muda completamente de vida. Arruma um emprego como garçonete na cafeteria Central Perk e passa a tomar conta da própria vida. Anos mais tarde, consegue trabalho em sua área de atuação favorita - moda - e com o passar do tempo vira uma profissional de sucesso. Passa, inclusive, a ser "a única filha de quem o pai realmente se orgulha", segundo as palavras de uma de suas irmãs, Jill. Portanto, Rachel tem um papel importante na série ao mostrar que um dos primeiros passos para a real maturidade é a conquista da independência, e embora haja lá seus altos e baixos (e que vida não é assim, afinal?), a personagem cresce muito.




Ross Geller: irmão mais velho de Monica, é um doutor em Paleontologia, trabalhando inicialmente apenas no Museu de História Natural, e, posteriormente, atua como professor universitário. Nerd assumido, casa-se com Carol, com quem teve um filho, Ben. Porém, descobre que sua esposa é homossexual. Além disso, casa-se, também, com Emily, e posteriormente com Rachel, por quem nutre uma paixão desde a adolescência. Seus três divórcios são uma piada recorrente na série que o deixam bastante inseguro. Ele e Rachel têm uma filha, Emma. Ross é considerado por seus pais o filho favorito, fazendo com que Monica se sinta insegura e gerando uma grande competitividade entre os dois. Mesmo quando está solteiro, nunca se descuida de seu lado paterno sendo muito dedicado e amoroso.




Phoebe Buffay: Phoebe tem uma história de vida bastante complicada. Foi abandonada por sua mãe biológica, morou nas ruas, viu sua mãe adotiva se matar e passou anos sem conhecer seu pai, além de ter um relacionamento conturbado com sua irmã gêmea, Ursula. Apesar de tudo isso, é uma mulher pacífica, alegre, bem humorada e desencanada, fazendo o que bem entende sem se preocupar com o que vão pensar. Teve vários empregos, mas durante a série trabalha como massagista terapêutica. É bem altruísta, a ponto de ser barriga de aluguel para seu meio-irmão, já que sua noiva não poderia mais ter filhos por causa da idade, gerando trigêmeos. Phoebe acredita no místico, o que gera vários conflitos com Ross, um cientista.



Chandler Bing: filho único de pais separados, sendo que sua mãe é escritora erótica e seu pai é um transexual que faz um show burlesco em Las Vegas chamado "Viva Las Gaygas", Chandler é amigo de Ross desde os tempos de faculdade e colega de apartamento de Joey durante algumas temporadas. É muito sarcástico, fazendo piadas sobre tudo e todos o tempo todo, utilizando isto como um mecanismo de defesa. Tem bastante dificuldade em se relacionar com mulheres, e o processo fica ainda mais difícil quando seus amigos implicam a todo o tempo com sua possível homossexualidade infundada, já que ele se apaixona por Monica e casa-se com ela. É um profissional bem-sucedido, embora ninguém saiba ao certo o que faz. Seu relacionamento com Monica é muito bom, apesar de muitas vezes inverterem os papeis de masculino-feminino. Isso é uma característica interessante da série; começar a quebrar os parâmetros de casais tradicionais, e isso também pode ser visto quando Chandler e Monica adotam um casal de gêmeos, já que se descobre que ambos são inférteis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário