quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

(Com)parar



Outro dia, em uma conversa dentre tantas outras, falava sobre um escritor de quem gosto bastante, e que há alguns meses lançou seu terceiro livro. Alguns sabem, outros não, mas uma de minhas maiores vontades é lançar meu próprio livro. Pensando nisso, soltei "a situação está ruim pra mim, não?! Ele é mais novo que eu e já está em seu terceiro título, e eu nem consegui escrever meu primeiro". E, com isso, caí em uma armadilha muito comum em minha vida, e acredito que na de muitos de vocês também: comparar-se aos outros.

Durante a vida toda, somos bombardeados com frases não-solicitadas, como:
- Seu primo passou em um concurso público e está com um salário ótimo. Você devia tentar também;
- Emagreci 10 kg com essa dieta. Vou te passar depois;
- Já está na hora de vocês se casarem, não?! Eu me casei com 5 meses de namoro.
Vou dizer agora porque vocês devem parar de dar atenção a esse tipo de discurso.
As pessoas são diferentes. Suas histórias de vida e as circunstâncias que as levam a tomar decisões são diferentes. E mesmo que as ideias sejam as mesmas, os caminhos que percorremos até mentalizarmos que tal ideia é a mais pertinente para nossa vida é distinto. O que funcionou para você pode não ser o ideal para outra pessoa, e vice-versa. Já dizia Caetano Veloso que cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é, e mais ninguém pode sentir na pele o que você sente. Portanto, não há motivo para se compararem a ninguém. Cada coisa leva seu tempo, e não há porque apressar a sua vontade em função da do outro. A única pessoa com quem você deveria se comparar é com você mesmo, e perceber o quanto já deve ter amadurecido e atingido nos últimos anos. Sentir-se inferiorizado (ou superior) só traz desgaste.
Enfim, por sermos maravilhosamente únicos, temos nosso próprio tempo, sem querer citar Renato Russo, nossas próprias vontades, desejos, necessidades, anseios e aspirações. Portanto, essa individualidade deveria ser respeitada. E qual a graça de ser uma cópia do outro, afinal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário