quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

A incrível geração que não aceita críticas



"Só tem o direito de criticar aquele que pretende ajudar."
(Abraham Lincoln)

Sejamos francos: ninguém gosta de ser criticado. Todos queremos ser reconhecidos por nossas qualidades, e não ter nossas fraquezas expostas e apontadas por dedo em riste. Porém, há uma palavra que já fora usada em outros textos escritos por mim que pode ser uma das consequências de quando passamos a aceitar críticas, ou no mínimo ouvi-las sem surtar, e esta chama-se "amadurecimento".
Antes de continuar, vamos deixar claro - existe uma diferença gritante entre crítica e discurso de ódio. Você tem todo o direito de discordar de meu texto, este ou qualquer outro deste blog ou que eu publique em outras redes sociais e de meus pontos de vista. Porém, existem formas e formas de isso ser feito. Pra todo caso, leia novamente a citação no início.
Segundo o Dicionário Michaelis, criticar significa "examinar como crítico, notando a perfeição ou os defeitos ". Pensando especificamente na palavra examinar, imagine a seguinte situação:
Você está com uma dor de cabeça há três dias. Até que, finalmente, resolve ir ao médico. Sua principal desconfiança é de que esteja contraindo uma gripe. Após um pequeno exame, constatou que, na verdade, você precisa consultar um oftalmologista, pois a dor de cabeça é proveniente de forçar demais a vista e há a possibilidade de usar óculos. Você, por sua vez, briga com o médico por não concordar com o resultado, diz que seu trabalho não presta e que não entende nada de medicina. Por fim, espera pela tal da gripe chegar. Afinal, era sua ideia inicial.
Parece absurdo, não? Pois bem, é mais ou menos o que acontece quando não se sabe como reagir a uma crítica. Achar-se o dono da razão nada mais é do que pura insegurança, e de falsos mal-resolvidos o mundo já está cheio. Saber criticar e ser criticado é parte do dia-a-dia e serve para auxiliar a crescermos e sermos alguém melhor, além de ajudar outros a crescerem também.
E caso discorde do que escrevi, sinta-se à vontade para expor sua opinião. Só tenha argumentos mais inteligentes do que dizer "que texto lixo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário